Gênesis 1:1 – A Criação do Universo


A criação do universo relatada no primeiro versículo da Bíblia, nos informa que existe um Deus. Existem muitas e boas razões filosóficas e lógicas para acreditar em Deus. Esse é nosso primeiro estudo Bíblico, de Gênesis 1:1.

A criação do universo relatada no primeiro versículo da Bíblia, nos informa que existe um Deus. Existem muitas e boas razões filosóficas e lógicas para acreditar em Deus. Esse é nosso primeiro estudo Bíblico, de Gênesis 1:1.

Antes de começar este estudo quero lhe aconselhar a todas as vezes em que acessar este blog, trazer sua Bíblia.

Propositadamente não postarei os versículos para que você a use. Mas caso não tenha a Bíblia em mãos, os versículos estão com os links para você ler. 

Use esse blog como ferramenta para estudos Bíblicos. Você pode estudar sozinho, mas sugiro fazer isso em grupo, fica bem mais divertido e dinâmico. Aqui em minha casa, estudo sozinho, mas também temos um tempo em família.

Sugestão de dinâmica estudo:

  • 1º – Leia a passagem sugerida em cada postagem, diretamente em sua Bíblia;
  • 2º – Cada pessoa deve comentar o que mais lhe chamou atenção nos versículos lidos;
  • Discutam, façam perguntas, alimentem curiosidades, e compartilhem o que entenderam;
  • Deixem Deus falar;
  • 3º em seguida voltem a esse blog e leiam o comentário dos respectivos versículos;
  • 4º Ao final de cada postagem, você encontrará o link para o próximo estudo e assim por diante.

 Cada um deve estar com sua Bíblia aberta e com a postagem da sequência a ser estudada, aberta no seu celular. Se você tiver alguma dúvida ou comentário adicional é só escrever no campo de comentário desse Blog.

Então vamos lá?

Existem muitas interpretações para os três primeiros versículos da Bíblia, mas mencionaremos brevemente os mais populares e a aceitos. Não vamos gastar muito tempo aqui, porque nossas conclusões serão tentativas e as diferenças têm pouca influência na aplicação do texto.

Permitam-me que comece dizendo que nós que nomeamos o nome de Cristo como nosso Salvador, devemos levar esses primeiros versículos de Gênesis pelo valor da fé (Hb 11:3).

Leia em sua Bíblia Gênesis 1: 1

O livro de Gênesis

O código da Bíblia

A Bíblia seria incompleta e talvez incompreensível sem o Livro de Gênesis. Ele prepara o cenário para todo o drama da redenção, que se desenrola no restante do livro. Quase todas as doutrinas e ensinamentos importantes da Bíblia têm como fundamento o livro de Gênesis.

Gênesis é importante para o Novo Testamento. Existem pelo menos 165 passagens no Gênesis, diretamente citadas ou claramente mencionadas no Novo Testamento e muitas delas serão mencionadas no conteúdo do blog.

A Criação do Universo

O código da Bíblia

O primeiro versículo da Bíblia nos informa que existe um Deus. Existem muitas e boas razões filosóficas e lógicas para acreditar em Deus. No entanto, a Bíblia não apresenta argumentos elaborados para a existência de Deus. Ela apenas nos diz como podemos saber que Deus existe.

Podemos saber que Deus existe por causa do que vemos no mundo criado. Salmos 19:1-4 explica que os céus declaram a glória de Deus; e o firmamento mostra Sua obra.

Romanos 1:20 também explica que desde a criação do mundo, seus atributos invisíveis são vistos claramente.

Este é um exemplo do argumento teleológico para a existência de Deus. É o entendimento de que deve haver uma inteligência intencional que criou este mundo, porque a criação do mundo mostra propósito e inteligência.

Nenhuma declaração poderia ser mais apropriada como introdução das Sagradas Escrituras. Já no princípio da palavra de Deus o leitor conhece um Ser onipotente, que possui personalidade, vontade e propósito. Existindo antes de todas as coisas e que, portanto sem depender de ninguém mais, exerceu sua vontade divina e “criou os céus e a terra”.

Esta declaração sumária será detalhada nos seguintes versículos, mas a Bíblia declara de maneira simples e direta que o mundo não se criou ou surgiu por acaso. Somente um designer inteligente poderia criar um universo perfeito, não o acaso. 

Foi criado por Deus que, por definição, é eterno e sempre foi. Alguns ficam preocupados com as perguntas: “De onde Deus veio?” e “quem criou Deus?” A resposta é encontrada na definição de que Deus é o Ser incriado, eterno, sem começo nem fim.

O próprio Deus existia antes do princípio: o seu trono é estabelecido desde a antiguidade; Você é da eternidade (Salmo 93:2), (Salmo 90:1-2).

“No princípio” é uma expressão que pode ser parafraseada da seguinte forma:

“Aqui está a história da criação dos céus e da terra por Deus”. 

Já em João 1.1, a expressão “no princípio” remonta a um tempo [eterno] que antecede a criação.

Mas nenhuma informação é dada sobre o que aconteceu antes dessa época. E possível que a ascensão, a rebelião e o julgamento de Satanás tenham ocorrido antes da criação do mundo.

No capítulo 3, veremos que o inimigo de Deus já havia sido expulso do céu, pois ele tenta Eva na forma de uma serpente.

Em Génesis 6.1-4, há menção de filhos de Deus que se envolvem com as filhas de homens, uma possível referência a anjos caídos.

Além disso, em Génesis 3:24, são mencionados querubins; logo, os anjos já existiam (antes da criação da terra e do ser humano). (Jó 38.4-7).

No capítulo 1 de Génesis, o foco é na criação do mundo material, os céus e a terra.

Em Cristo! “Se gostou do artigo, compartilhe com seus amigos e deixe um comentário abaixo. Ajude também a divulgar o conteúdo do Blog!”


Número de visualizações do artigo: 94

Anterior: