Gênesis 1:2-10 – Os primeiros dois dias de criação


Leia em sua Bíblia Gênesis 1:2-10

Leia aqui a postagem anterior:

Os primeiros dois dias de criação

V: 2
A narrativa focaliza agora no planeta em que vivemos, parte do universo criado.

Nestes versículos temos uma breve descrição de como a terra foi preparada para que pudesse ser habitada pelo homem, que é o objeto principal desta criação.

Quando Deus começou a transformar a Terra em algo belo e compatível com Seu grande plano, Ele começou com a obra do Espírito de Deus. O Espírito Santo começa toda obra de criação ou recriação.

Notemos que, salvo a introdução da luz, tudo já existia, mas estava desorganizado.

Mas tudo foi posto em seu devido lugar: no primeiro dia houve uma “expansão” com claridade própria a partir da terra, elevando as nuvens a partir da superfície, e no dia seguinte os mares foram separados da terra.

Temos aqui um grande exemplo de ordem e planejamento. Assim também deve ser nossa vida. O senhor organizou as peças que estavam fora de seus lugares e a consequência foi a possibilidade de existir vidas neste lugar agora planejado.

A luz é criada

V: 3-5
O primeiro dia da criação: a luz é criada e dividida das trevas. o primeiro passo do caos para a ordem é trazer luz.

Gênesis nos diz que luz, dia e noite existiam antes que o sol e a lua fossem criados no quarto dia (Gênesis 1:14-19). Isso nos mostra que a luz é mais do que uma substância física; também tem um aspecto sobrenatural. Nos novos céus e na nova terra, não haverá sol ou lua. O próprio Deus será a luz (Apocalipse 22:5).

V: 6-8
Deus cria o céu, nossa atmosfera. O céu forma uma barreira entre a água sobre a superfície e a umidade do ar. Neste ponto, a terra teria uma atmosfera. Este trabalho criativo ocorre em um dia.

Deus dividiu as águas em duas partes: uma que permaneceu líquida, e outra que é a porção gasosa do planeta. A atmosfera é a abóbada gasosa que cobre nosso planeta, e é formada pelos mesmos elementos que compõem a água expandidos na forma de gases. Pouco mais de 1% da atmosfera é formada por outros gases.

V: 9, 10
A idéia é que antes disso, o planeta estava coberto de água. Agora as águas estão reunidas em um só lugar, e a terra seca aparece.

Deus cria a terra seca. Os continentes e ilhas estão acima da água. As grandes massas de água são chamadas de “mares” e a porção seca é chamada de “terra”. Deus declara que tudo isso é bom.

Em Cristo!

A seguir, A Vegetação


Número de visualizações do artigo: 25