Gênesis 2:18-20 – Fomos criados para ter relacionamentos


Fomos criados para ter relacionamentos

Fomos criados para ter relacionamentos. Quando Deus colocou o primeiro homem no jardim, a mulher não havia ainda sido criada. Segundo o capítulo 1, tanto o homem como a mulher foram criados no sexto dia, portanto tudo o que é relatado no capítulo 2 sucedeu nesse mesmo dia.

Todos os animais tinham sido criados em multidões ou em grupos, mas o homem foi criado como um indivíduo solitário. No entanto, não era o propósito de Deus que ele estivesse só por muito tempo.

Pela primeira vez, Deus viu algo que não era bom – a solidão do homem.

O casamento, em particular, tem uma influência civilizadora abençoada no homem. Os homens mais selvagens, violentos e sociopatas da história sempre foram solteiros.

Para a sociedade como um todo, não é bom que as pessoas vivam sozinhas. Como a solidão seria prejudicial para o bem-estar do homem, Deus ia dar uma companheira.

O “plano” de Deus

O “plano” de Deus para criar uma companheira para Adão era torná-la uma ajudante comparável a Adão. Isso significa que Deus deu um plano e uma agenda a Adão, e ele e a mulher juntos trabalhariam para cumpri-los.

A mulher deveria ser sua auxiliadora. Deus dá ao homem a responsabilidade (da prestação de contas) de ser o líder em casa e dá à mulher a responsabilidade de ajudá-lo. 

Isso não significa que não haja ajuda do homem para a mulher. Um verdadeiro líder, é claro, ajudará aqueles que o ajudarem.

Só vemos “ajudar” como uma posição de inferioridade quando pensamos como o mundo pensa. Deus considera as posições de serviço como as mais importantes à Sua vista (Mateus 20: 25-28).

Algumas versões dizem “Uma ajudante comparável”. Não só a mulher deveria ser uma ajudante, mas também se tornou comparável ao homem.

Ela deve ser considerada e honrada como tal. Uma mulher ou esposa não pode ser considerada como uma mera ferramenta ou trabalhadora, mas como um parceiro igual na graça de Deus e um ser humano igual.

Adão devia estudar os animais e ocupar-se na importante tarefa de dar-lhes nomes apropriados, para o qual precisava um entendimento deles e de seus hábitos.

Isto o capacitaria ou demonstraria que ele estava capacitado para governá-los. Ao mesmo tempo que conheceria a vida familiar de que desfrutavam os animais, Adão deveria perceber que não estava completo e deveria sentir sua necessidade de companhia.

Fomos criados para nos relacionarmos com outros

Em outras palavras, “não” era “bom” que permanecesse só. Deus nos criou para termos relacionamentos. Devemos nos relacionar com Deus e com outras pessoas.

Com Deus nos relacionamos através de nosso espírito, pois o Senhor está buscando adoradores que o adorem em espírito e em verdade. A comunhão com Deus é o alimento para nosso espírito.

Quando não temos comunhão com Deus ficamos sem esse alimento e adoecemos. Com pessoas nos relacionamos através de nossa alma.

É por isso que não podemos ter comunhão com um “boi”, pois esse não tem alma. A comunhão com pessoas é o alimento para nossa alma.

Quando não temos comunhão com as pessoas ficamos sem esse alimento e também adoecemos.  

Portanto devemos colecionar amizades sadias e verdadeiras em Cristo. Não é bom que vivamos sem boas amizades.

É por isso que um dia nos apaixonamos, nos casamos e formamos uma família. Por isso não é bom que o ser humano viva só.  

Em Cristo;

A seguir: Adão é apresentado a Mulher


Número de visualizações do artigo: 10