Gênesis 3:1 – O ataque de satanás!


Gênesis 3:1 - O ataque de satanás!

O ataque de satanás é o foco do estudo de Gênesis 3:1. A queda de Lúcifer, obviamente aconteceu antes da queda do homem.

Deus conversava todos os dias com o homem no jardim, e provavelmente o tinha deixado a par dos acontecimentos do céu, da rebelião de satanás e de outros anjos.

Portanto, Adão e Eva provavelmente esperaram que Satanás lhes aparecesse como um anjo e se sentiram preparados para enfrentá-lo e para rejeitar suas tentações.

No entanto, Satanás astuto como só ele é, resolve possuir o corpo de um animal, já que não havia mais pessoas alem de Adão e Eva no jardim.

Sendo assim, escolhe a serpente que era a criatura mais esperta entre todos os outros animais.

A grande prova

Os espíritos demoníacos evidentemente têm a capacidade, sob certas circunstâncias, de habitar em corpos humanos ou animais (Lucas 8:33). 

A característica peçonhenta das serpentes de hoje é um resultado da queda e maldição e não uma característica desse animal quando foi criado.

Chegou o momento da grande prova! Isso era essencial para o desenvolvimento espiritual deles e para a formação do caráter e ambos.

Nesse sentido, a felicidade eterna será o resultado para eles se vencerem esta prova. Satanás achou uma oportunidade quando viu que a mulher estava sem seu esposo.

Com este plano, satanás falou a Eva mediante a serpente e a surpreendeu. Sempre é mais fácil persuadir a um indivíduo a fazer o mal quando este está longe de seu protetor.

Se Eva tivesse permanecido com seu esposo, sua presença a teria protegido e sem dúvida o relato a seguir teria tido um fim diferente. Satanás se dirigiu a ela com uma pergunta que parecia inocente, mas que estava cheia de astúcia.

A serpente fala com Eva

_ Escuta aqui Eva, foi isso mesmo que Deus disse; que vocês não devem comer nenhuma árvore do jardim?

O primeiro ataque de Satanás foi contra a Palavra de Deus. Se ele pudesse deixar Eva confusa sobre o que Deus disse, ou duvidar do que Deus disse, então sua batalha estaria parcialmente vencida.

Más o que foi mesmo que Deus disse a Adão nos versículos 16 e 17 do capítulo dois?

“Que poderiam comer de qualquer arvore, menos a arvore do conhecimento do bem e do mal”.    

Justamente o oposto de sua pergunta! Sua intenção com isto, era levantar a curiosidade da mulher, gastar um tempo com ela, puxar um papo, ganhar sua confiança, semear dúvidas sobre a palavra de Deus, e Eva foi mordendo a isca.

Satanás trouxe sua tentação contra a mulher porque percebeu que ela era mais vulnerável ao ataque.

Isso porque ela não recebeu a ordem de não comer da árvore do conhecimento do bem e do mal diretamente de Deus, mas através de Adão (Gênesis 2: 15-17).

Quantas lições aprendemos num só versículo!

Você tem se aproximado de coisas proibidas?
Tem flertado com a tentação?
Tem andado longe de Deus e de boas amizades?
Gasta tempo com más companhias?
Tem sido atraído pelas boas aparências do mundo?

“O homem tem, muito mais astúcia do que qualquer mera criatura… mas Satanás tem mais astúcia dentro dele do que qualquer outra criatura que o Senhor Deus criou, inclusive o homem.” (Spurgeon)

Fique atento. Satanás é astuto, más não é muito criativo. Durante toda a história da humanidade ele vem usando as mesmas armadilhas.

Ele desafia a nossa inteligência e a nossa obediência. Más esperamos um momento; Eva pode desconfiar, abandonar a serpente ali mesmo e gritar por socorro a Deus.

Qual será sua atitude? Analisaremos no próximo estudo Bíblico.

Em cristo;


Número de visualizações do artigo: 16