Gênesis 3:20,21 – O primeiro sacrifício registrado na Bíblia


Gênesis 3:20,21 - O primeiro sacrifício

O primeiro sacrifício registrado na Bíblia foi realizado por Deus em Gênesis 3:20,21. Adão e Eva foram cobertos com uma roupa que foi comprada com a vida de outro ser. Portanto, veja nesse estudo, como foi esse sacrifício nesse estudo Bíblico.

Adão dá um nome a sua esposa

V-20. Até Gênesis 3:20, a mulher nunca foi chamada de Eva. Ou seja, ela ainda não era chamada de Eva até esse momento. Estamos tão acostumados a dizer “Adão e Eva” que assumimos que ela já tinha seu nome.

Eva, (Jawwah) significa “vida”. O termo jawwah é uma antiga forma semítica que também se encontra em arcaicas inscrições fenícias. Adão deu a sua esposa o nome de “vida”.

Foi uma atitude de fé, pois viu na semente prometida para sua mulher, àquele que devolveria a eles e a seus descendentes a imortalidade que tinham perdido legalmente nesse dia.

Ao invés de chamá-la com melancolia e desprezo como poderia esperar-se devido às circunstâncias, “a mãe de todos os sentenciados a morte”, ele fixou os olhos pela fé em seu Juiz, e antes que ela desse a luz a seu primeiro filho, chamou-a com esperança “Vida”.

Certamente, a fé foi para ele neste momento “a certeza do que se espera a convicção do que não se vê” (Hb. 11: 1).

Veja, foi Adão que deu um nome a sua esposa. A idéia de que a mulher leva o nome do marido, não é meramente cultural, é bíblico.

Portanto, uma mulher obtém mais da identidade do marido do que o homem da esposa. Por esse motivo, as mulheres devem ter um cuidado especial com o homem com quem se casam.

O primeiro sacrifício na Bíblia

V-21. Antes de expulsar Adão e Eva do Éden, Deus lhes deu vestimentas mais duráveis, adequadas para o trabalho físico que lhe esperava. E como proteção também contra as mudanças de temperatura do ambiente que encontrariam fora do jardim.

As peles destes animais que foram sacrificados para cobrir Adão e Eva representam também, aquele que um dia seria sacrificado para cobrir os pecados da humanidade.

O serviço de sacrifícios para o pagamento dos pecados, ainda que não mencionado especificamente aqui, provavelmente foi instituído nesse tempo.

O relato dos sacrifícios de Caim e Abel, que narrarei no capítulo seguinte, mostrará que os primeiros filhos de Adão e Eva estarão bem familiarizados com esse ritual. O que prova essa tese.

Por isso, Deus já os estava preparando para um ritual que seria prática comum no povo de Deus até a vinda do verdadeiro e definitivo cordeiro que tiraria todo o pecado do mundo.        

Veja que maravilha de história estamos acompanhando caro leitor, o plano da salvação sendo desvendado desde sua raiz.

Adão e Eva foram cobertos com uma roupa que foi comprada com a vida de outro ser. Estamos cobertos com uma roupa de justiça que foi comprada com a vida de Jesus Cristo.    

Em Cristo;


Número de visualizações do artigo: 13