Gênesis 3:8 -11 – Deus procura por Adão


Mais um final de tarde estava chegando e um suave vento vespertino refrescava o jardim do Éden. Como de costume Deus procura por Adão em mais uma de suas visitas.

Mais um final de tarde estava chegando e um suave vento vespertino refrescava o jardim do Éden. Como de costume Deus procura por Adão em mais uma de suas visitas.

Esta sempre foi uma ocasião de grande deleite para o feliz casal. Mas agora a voz de Deus os chamando foi então um motivo de alarme. Há uma probabilidade de que o Todo Poderoso tenha assumido alguma forma humana para se relacionar com o casal.

Podemos assumir que este Deus que procura por Adão nesse momento, está na Pessoa de Jesus Cristo, aparecendo a Adão e Eva antes de Sua encarnação e nascimento em Belém.

Assim como, a respeito de Deus, é dito: “Ninguém viu Deus” (João 1:18 ); e nenhum homem jamais viu Deus na Pessoa do Pai (1 Timóteo 6:16). Portanto ambos sentiram que de nenhuma maneira se atreveriam a se encontrar com seu Criador.

Posteriormente, iniciaram uma fuga pela mata do jardim na tentativa de se esconder do Todo Poderoso. Nem a humildade, nem o pudor foram à razão de seu temor, senão um profundo sentimento de culpabilidade.

Deus procura por Adão

– Adão onde está você?

Este não foi o interrogatório de um comandante zangado, mas o grito sincero de um pai angustiado. Deus obviamente sabia onde eles estavam, mas também sabia que havia sido feito um abismo entre Ele e o homem, um abismo que Ele próprio teria que superar.

Esta é a primeira pergunta do Antigo Testamento, um Deus procura um pecador. É maravilhoso o fato de que a primeira pergunta do Novo Testamento foi de um homem pecador buscando o Salvador [Mateus 2:1-2].

Os homens perdidos necessitam hoje fazer estas duas perguntas: “Onde eu estou como pecador perdido?” e “Onde está o Salvador”? O ser humano, por natureza, devido ao pecado, passou a fugir e se esconder de Deus.  

Frequentemente, você já deve ter notado em algumas pessoas no seu trabalho por exemplo, eles não querem saber nada sobre Deus. Quando se toca no assunto eles fogem.

Por isso devemos orar para que o Espírito Santo venha a atrair a esta pessoa, do contrario ela jamais sairá em busca do Senhor. Deus procura por Adão, mas sabia onde ele se escondia. Só queria que Adão se entregasse.

A justificativa de Adão

– Se-senhor! Eu ouvi a sua voz a pouco tempo, quando estavas passeando pelo jardim, e fiquei com medo e com muita vergonha porque estava nu. Por isso me escondi aqui entre estas árvores.

Após Deus procurar por Adão, o homem pecaminoso procurou justificar-se ao ocultar o pecado por trás de suas conseqüências e sua desobediência por trás de seu sentimento de vergonha, querendo fazer crer a Deus que ele tinha se escondido apenas pelo constrangimento provocado por sua nudez.

Seu entendimento dos efeitos do pecado era mais apavorante do que a do pecado mesmo. Portanto, aqui, pela primeira vez, somos testemunhas da confusão entre o pecado e a conseqüência do pecado.

É um erro a tendência que temos de sentir e detestar os resultados do pecado mais do que o pecado mesmo.    

– Adão, quero lhe fazer algumas perguntas;

– Primeiro; Quem foi que lhe disse que você estava nu? Segundo; Por acaso você comeu a fruta da árvore que eu o proibi de comer?

Adão não responde nem a uma, nem a outra pergunta, mas como todo aquele que peca, cedo aprende a dar desculpas esfarrapadas.

– A culpa foi desta mulher que fostes arranjar para mim, foi ela que me deu da arvore e eu acabei comendo, portanto…  

Graças a Deus pela sua misericórdia que se renova a cada dia em nossas vidas, pois não é a toa que descendemos deles.

Quanta semelhança!!!  

Em Cristo!


Número de visualizações do artigo: 75