Gênesis 6:13-22 – As instruções de Deus para Noé construir a Arca


Gênesis 6:13-22 - As instruções de Deus para Noé construir a Arca

 As instruções de Deus são ditas a Noé. Isto sucedeu provavelmente 120 anos antes do dilúvio. Deus queria dar aos homens a oportunidade de consertar seus maus caminhos se assim o desejassem, e portanto comissionou a Noé como “pregador de justiça” para dar esta mensagem de advertência (V-13).

As instruções de Deus são dadas

V-14.
_ Vou proporcionar algo para salvar a você e a sua família, quero que construa uma Arca.

Na realidade não era nenhum navio ou barco, pois sua finalidade não era navegar, mas apenas flutuar

_ Pegue madeira boa e construa para você este grande barco. Faça divisões nela e tape todos os buracos com piche, por dentro e por fora.

V-15,16.
_ Quero que o construas de acordo com minhas instruções.

Suas dimensões, tal como foram dadas a Noé, mostram que o projeto era de um tamanho colossal, (aproximadamente do tamanho do Titanic).

Não foi até 1858 que um barco maior que a arca foi construído. A arca era certamente grande o suficiente para fazer o trabalho.

Se a arca carregava dois animais de cada espécie, havia cerca de 35.000 pares de animais.

Se não tivesse sido por essas instruções detalhadas da parte de Deus, Noé, inexperiente na construção de navios ou em navegar, nunca poderia tê-lo construído.

A arca tinha o comprimento de um prédio de 30 andares (cerca de 150 metros), e tinha cerca de 75 pés (25 metros) de largura e 45 pés (15 metros) de altura.

O que é descrito não é realmente um barco, mas uma barcaça bem ventilada, destinada apenas a flutuar e a não navegar em qualquer lugar. Tinha o formato de uma caixa de sapatos.

Deus da detalhes sobre a destruição

V-17.
_ Vou cobrir toda a terra com água, a fim de destruir tudo o que tem vida; tudo o que há na terra morrerá.

Esta é a primeira vez que Deus explica a Noé como seria a destruição e é claro, Noé se desespera.

V-18.
_ Mas não se preocupe, eu vou fazer uma aliança com você. Eu quero que, você, sua mulher, os seus filhos e as suas noras entrem na arca quando ela estiver pronta, para que possam sobreviver.

Ao concluir um pacto com Noé, Deus fortaleceu a confiança desse varão justo na segurança do cuidado divino. Sem importar o que ocorresse, Noé sabia que ele e sua família estariam a salvo.
V-19.
_ Também quero que leve para dentro do barco um macho e uma fêmea de todas as espécies animais, pois quero conservá-los vivos.

Esta ordem tinha o propósito de informar a Noé acerca das medidas que devia tomar para salvar o mundo animal de uma aniquilação completa, e um casal de cada animal seria essencial para a reprodução.

Como ainda não havia chovido na terra, é razoável supor que Noé ainda não sabia para que a arca serviria.

V-21.
_ Se prepare com comida. Portanto, leve todo tipo de comida para que você e os animais tenham o que comer lá dentro.

Esta era uma tarefa não muito fácil. Deveria plantar, colher e fazer estoque de comida para durar um ano. Deveria haver muita comida para Noé e todos os animais.

Noé tinha que ser não só um construtor de barcos, más também agricultor e abastecedor de alimentos.

A construção de 120 anos

V-22.
O registro da instrução dada a Noé termina com a observação de que ele fez todo o que Deus lhe pediu que fizesse.

Este curto versículo representa 120 anos construindo a arca. Alguns dos que creram na mensagem de Noé, como seu avô Matusalém, morreram antes de que se levasse a cabo o temido acontecimento.

Desde a criação do mundo, ainda não havia chovido sobre a terra. Sem dúvida Noé era um homem fiel, obediente e cheio de fé em Deus para levar avante tamanho empreendimento!

Pela fé e obediência de Noé, sob a graça e misericórdia de Deus, um novo começo foi alcançado para a humanidade.

É apropriado pensar um pouco sobre a natureza estupenda da fé desse homem no que Deus lhe disse.

Tal inundação era uma impossibilidade aparente. O Novo Testamento revela que Noé pregou (guiado pelo Espírito Santo) por cerca de 120 anos, durante os quais ele estava preparando a arca, pregando para as pessoas de sua própria geração que devem ter zombado e menosprezado.

Como eles devem ter ridicularizado aquele velho louco e sua construção monstruosa? O trabalho de construir a arca foi trabalhoso, caro, tedioso, perigoso e aparentemente tolo e ridículo.

A Bíblia apresenta Noé como um grande herói de Deus. Ele foi um excelente exemplo de justiça (Ezequiel 14:14), um pregador da justiça (2 Pedro 2:5), e Noé condenou o mundo oferecendo salvação na arca que o mundo inteiro rejeitou (Hebreus 11:7).

A experiência de Noé apresenta um nobre exemplo para os cristãos que sabem que estão vivendo no tempo do fim.

Seu segredo?

Ele apenas creu e agiu baseado na Palavra de Deus.

Em Cristo;


Número de visualizações do artigo: 53