Gênesis 10 – Origem das nações (Europeus, Árabes, Africanos, etc).


Origem das nações (Europeus, Árabes, Africanos, etc).

Leia na postagem anterior

Gênesis 10
O capítulo 10 contém em sua maior parte, genealogias das primeiras famílias, das quais descende toda a população do mundo.
Estes capítulos são os únicos documentos antigos que relatam as origens das raças, línguas, e divisões geográficas.
A autenticidade deste capítulo, foi questionada por alguns críticos da Bíblia, que o qualificam como um documento posterior baseado numa informação defeituosa ou fantasiosa. No entanto, descobertas recentes atestam de sua validade.
Sem este capítulo nosso conhecimento sobre as origens e relações das diversas raças, seria muito menos completo do que é.
Através dos três filhos de Noé, a terra foi repovoada. Aqui temos este relato deixado para posteridade:
V: 1-5
Os Descendentes de Jafé  
Jafé foi o pai dos povos indo-europeus, dos que se estendem da Índia às margens da Europa Ocidental.

De Gomer, um dos filhos de Jafé, vieram os povos germânicos, de quem vieram a maioria dos povos originais da Europa Ocidental. Estes incluem os colonos franceses, espanhóis e celtas originais.

Gomer teve filhos. De Ashkenaz, vieram os povos que se estabeleceram ao norte da Judéia no que chamamos de Crescente Fértil. De Togarmah vieram os armênios.

Magogue, Tubal e Meseque, também filhos de Jafé, se estabeleceram no extremo norte da Europa e se tornaram os povos russos.

De Madai, outro filho de Jafé vieram os antigos Medos, que povoaram o que hoje são o Irã e o Iraque. Os povos da Índia também vieram deste ramo da família de Jafé.

De Javan, vieram os gregos antigos, cujos caminhos marítimos são descritos em Gênesis 10:5.

V: 6-20
Os Descendentes de Cão
Os filhos de Cão foram os primeiros que construíram as grandes cidades e impérios.

O Egito antigo foi também fundado por um dos filhos de Cão (Misraim).

Deles vieram também os Africanos e Etíopes.

V: 8-9
Ninrode
Nos versículos 8-9, nós temos um breve relato de um homem, que talvez tenha sido um dos mais influentes mortais que satanás influenciou na história da humanidade: Ninrode.

Ele era poderoso na terra, mas não no bom sentido. Ele governou Babel, que foi a primeira rebelião organizada de humanos contra Deus. O nome Ninrode significa: “vamos nos rebelar”.

Ele foi o o fundador da falsa religião. Ele literalmente organizou o mundo contra Deus, e sua influência infelizmente está muito viva ainda hoje.

Ninrode também é descrito como um “poderoso caçador perante o Senhor”. Isso provavelmente significa que ele era um tirano e, devido às suas conquistas, foi um dos primeiros homens realmente poderosos da história.

Ele não era um caçador de animais. Ele era um caçador de homens – um guerreiro. Foi através de sua capacidade de lutar, matar e governar sem piedade, que o seu reino das cidades do vale do Eufrates foi consolidado. 

V: 22-32
Os Descendentes de Sem
Sem significa “nome” e foi aquele de quem o povo Judeu, e finalmente o Messias vieram ao mundo.
Nos versículos 21 e 24, encontramos o bisneto de Sem, “Éber”. Éber foi o pai da nação Hebraica [Gênesis 14:13].

Os nomes do filho de Joctã (filho de Eber, filho de Salah, filho de Arfaxade) estão todos associados a vários povos árabes.

Não podemos afirmar, mas imaginamos que todos os povos antes de Babel falavam na língua hebraica.

Conclusão:
Os cristãos não devem ignorar este capítulo, cujo ensino fundamental é que todas as nações da terra descendem de um único ancestral e que, portanto, todos os povos da terra são de “um só sangue” (Atos 17:26).

A ciência médica na era atual adicionou uma prova vital e viva da verdade de tudo isso, na medida em que não há distinção entre as raças quanto aos tipos de sangue, pessoas de qualquer raça podem fazer transfusão de sangue para pessoas de qualquer outra raça.

Desde então, nós somos irmãos. Por que não nos comportamos como irmãos? Por que ódios, preconceitos, animosidades, medos, proscrições e intrigas que alimentam os fogos dos conflitos selvagens e irracionais do mundo?

Que Deus ajude a humanidade a encontrar novamente o segredo de sua irmandade perdida!

De fato, foi isso que Jesus veio fazer. Transformar o homem preconceituoso e egoísta em um novo homem “em Cristo”.

Devemos acrescentar que esse desejo de fazer pessoas de qualquer raça, cor ou nações numa mesma família, jamais foi sonhado.

Somente “no Senhor Jesus Cristo” pode qualquer irmandade real da humanidade alcançar essa realização desejada.

Que Deus ajude todas as pessoas a encontrá-lo e conhecer a alegria de receber todas os seres humanos como seu irmão “no Senhor”!

Em Cristo;



Número de visualizações do artigo: 28