Gênesis 14:1-12 – O império Contra-Ataca! Uma guerra hollywoodiana nada haver com Bíblia!


Veremos aqui uma guerra nada haver com a Bíblia. O império Contra-Ataca e sua importância não tão observada na Bíblia

Veremos aqui uma guerra nada haver com a Bíblia. O império Contra-Ataca e sua importância não tão observada na Bíblia


As pessoas que viviam em Canaã nos dias de Abrão, eram como a humanidade em geral. Muitos deles estavam interessados ​​em conquistar e dominar uns aos outros.

Os primeiros 11 versículos do capítulo 14 podem confundir o leitor do século XX, pois eles são estranhamente seculares. Aparentemente nada haver com o livro espiritual. Mais parece uma história hollywoodiana do que uma história Bíblica. Parece até que George Lucas se inspirou nesses versículos para escrever Star Wars.

Longe do enredo de Star Wars, esses versículos parecem remotos, desinteressantes e sem graça. Parecem conter apenas um relato da luta pelo poder entre duas coalizões opostas de reinos e nada mais.

Mas não desista da leitura, pois no versículo 12, você perceberá uma reviravolta. Descobrimos a razão pela qual Moisés resolveu contar essa história.

E para ajudá-lo a entender essa treta (como diria meu filho), deixe-me contá-la de uma forma mais contemporânea para que você entenda. Então senta que lá vai história!

V-1,2.
Era uma vez, num reino não tão distante do Jordão, uma guerra de quatro poderosos reis contra outros cincos reis que se achavam poderosos…

Esse tipo de batalha era algo muito comum no tempo de Abraão. Reis frequentemente empreendiam ações militares com o objetivo de conquistarem outras cidades. As cidades conquistadas se tornavam submissas aos conquistadores e consecutivamente lhes pagavam elevados tributos.

Temos aqui a primeira menção de uma guerra na Bíblia. O homem não demorou muito tempo para aprender esta arte infame.

Aliança Rebelde x Império

Vamos conhecer os personagens de nomes estranhos que se enfrentaram nesta guerra:

De um lado da guerra, chamaremos de “Império mesopotâmico”, que foram desafiados pelos rebeldes;

Quedorlaomer (uma espécie de darth vader), líder do Império, que era rei de Elão (hoje o Irã);
Anrafel, rei de Sinar, (hoje o Iraque);
Arioque, rei de Elasar, (Hoje Turquia);
Tidal, rei de Goim. (também Turquia);

Do outro lado chamaremos de “Aliança rebelde”, a aliança que ousou desafiar o quarteto fantástico, formado pelos seguintes reis;

Bera, de Sodoma;
Birsa, de Gomorra;
Sinabe, de Admá;
Semeber, de Zeboim;
E um outro que a Bíblia não menciona o nome e era rei de Bela, cidade que também se chamava Zoar.

V-3,4.
O imperador Quedorlaomer, uma espécie de “Darth Vader” do Império, havia dominado por doze anos a Aliança Rebelde, forçando-os a pagar altos tributos.

Todavia, o imperador tinha muitos interesses na região da Aliança Rebelde. Por exemplo, com a conquista, ele passou a dominar a estrada das caravanas vindas da Arábia, e o trânsito para o Egito.

Além do mais, é possível que o interesse da Aliança Rebelde tenha sido mesmo o betume, extraído dos poços do vale de Sidim.

Mas, como uma história clichê de filmes aventura, no décimo terceiro ano, a passividade dos reis vassalos da Aliança Rebelde chegaria ao fim, resolveram se rebelar contra o Império.

Por volta de 1950 a.C, no 13° ano do domínio mesopotâmico do Império no Jordão, uma coalizão de reis do sul resolveu dizer chega e se rebelou contra eles. É por isso que os chamo de Aliança Rebelde.

O império Contra-Ataca

Gênesis 14:1-12 - O império Contra-Ataca! Uma guerra hollywoodiana nada haver com Bíblia!

Depois de 12 anos, os cinco reis da Aliança Rebelde sofreram com o domínio do Império.    Com a revolta instalada, passaram aproximadamente um ano tentando se livrar dos grilhões, não pagando impostos e impedindo a passagem do quarteto pela rota comercial.    Mas o Império não podia permitir que essa rebelião ficasse impune.

Com isso, os reis do Império reuniram seus exércitos de Stormtrooper, que abriram uma rota de destruição, dominando tudo, mesmo antes de chegar até os reis rebeldes do quinteto.    Essa estrada, era a ponte terrestre pela qual o comércio entre o Egito e os quatro reinos do leste deveriam passar. Quem controlasse essa ponte terrestre mantinha o monopólio do comércio internacional.

A estrada pela qual seguiu o exército, é hoje conhecida como a Estrada do Reis, foi encontrada pelos arqueólogos em 1924.

A estratégia de choque e pavor era para causar medo e rendição aos reinos rebeldes muito antes do confronto. Descobertas arqueológicas têm demonstrado a existência de uma civilização em uma área agora coberta pelo Mar Morto.

Nesse local, 400 metros abaixo do nível do mar, há quase quatro mil anos atrás, existiram duas cidades gêmeas: Sodoma e Gomorra.

V-5-11

O império Contra-Ataca Episódio: O poderoso Quedorlaome Vader!

Gênesis 14:1-12 - O império Contra-Ataca! Uma guerra hollywoodiana nada haver com Bíblia!

De acordo com o livro de Gênesis, Quedorlaome governou a terra de Canaã e muitas regiões vizinhas por 14 anos. Ele desejava dominar o mundo em sua época.

Essa revolta aconteceu no último ano do seu reinado. Nessa guerra ele enfrentou nada menos que 12 tribos e reinos. Sua motivação era alimentada pelo lado sombrio da força, um poder que vinha das emoções negativas e fortes, associado com morte e destruição.

Enquanto o império, liderado por Darth Vader, quero dizer, Quedorlaomer, deixava seu rastro de destruição, a Aliança rebelde tentava se reorganizar e se defender.

Mas nada impediu que o primeiro confronto do império contra os rebeldes ocorresse no Vale de Sidim. Esse enfrentamento acabou não sendo muito favorável aos “rebeldes”

Quedorlaomer Vader, com sua Estrela da Morte e seus stormtroopers, infligiu uma dura derrota para os rebeldes, que foram ainda mais humilhados quando pegos em suas próprias armadilhas, os poços de betume.
O vale tinha muitos poços de extração do betume. Quando os soldados de Sodoma e Gomorra fugiram, muitos soldados caíram nesses poços.

A derrota foi tão grande que os soldados sequer reconheciam seu próprio terreno com a localização dos poços. Já os sobreviventes fugiram para os montes.

Até mesmo hoje, o betume é ocasionalmente lançado pelas águas nas margens do mar morto, sugerindo que Sidim se encontra atualmente embaixo das águas deste mar.

O betume é também material inflamável, e é assim descrito por Isaías, que profetizou que a terra de Edom havia de “tornar-se como piche ardente”. (Is 34:9).

Enquanto o Império esmaga o exército da aliança Rebelde no vale de Sidim, uma tropa de stormtroopers invade Sodoma e Gomorra e saquea todas as cidades, levando, a população, todos os mantimentos e os objetos de valor que havia nestas cidades.

Tudo e todo mundo que poderia ser levado foi. A aliança rebelde acabou sendo derrotada pelo Império Mesopotâmicoliderado pelo temível Quedorlaomer Vader.

V- 12

Uma guerra hollywoodiana pode sim ter algo haver com Deus! 

O que provoca o som do trovão? - Mega Curioso

Esse é o lado secular da história até aqui. Guardado os devidos exageros da analogia feita por mim, aparentemente nem parece um relato Bíblico. Mas por que tanta ênfase é colocada nos detalhes e na descrição deste evento por Moisés?

Todavia, a resposta só pode ser encontrada se analisarmos um “outro lado da notícia”, a dimensão espiritual dessa guerra.
Além dos fatos e números, das estratégias e das especulações do raciocínio humano, acredite, havia um propósito espiritual nisso tudo.
Este incidente internacional não deve ser entendido apenas em termos de luta pelo poder e forças econômicas.

Fazia parte de um propósito do Deus soberano pela vida de duas pessoas de Seu povo. Eis que surge nessa história, vejam só, alguém que andava meio sumido.

Quando os soldados do império entraram em Sodoma, saquearam toda a terra, roubando os bens e levando o povo como escravo, lembram? Quedorlaomer Vader conquistou uma vitória devastadora sobre os rebeldes.

Mas a única coisa que Quedorlaomer Vader não esperava, é que entre os moradores de Sodoma levados como escravos, havia o sobrinho de Abrão Luke Skywalker.

Isso mesmo, levaram também cativos, vários habitantes, dentre eles o príncipe Ló, que havia transferido sua residência para Sodoma.

Levaram Ló sua família e todas as suas posses. A partir desse momento, essa passagem põe uma nova ênfase nos tristes resultados da infeliz escolha de Ló.

Se Quedorlaomer Vader soubesse da besteira que estava fazendo ao levar como cativo um parente Abrão “Luke Skywalker”, nem tocaria nele.

Quedorlaomer nem imaginava o tipo de força sobrenatural que vinha da luz divina na qual Abrão “Luke Skywalker” depositava toda sua fé.

A situação de Ló

Tudo o que Ló parecia ter ganho ao se aproveitar de Abrão se perdeu em um instante, e aparentemente por acaso. Ele foi pego no meio de um incidente internacional.

Você pode imaginar os pensamentos que passaram pela mente de Ló quando ele e sua família e todos os seus bens foram levados para uma terra distante? Quem um dia foi tão astuto, agora era um escravo, e tudo por causa de sua escolha egoísta.

Foi então que um sobrevivente, provavelmente servo de Ló, chega até a tenda de Abraão Skywalker e pede socorro.

Todavia,seu sobrinho, havia sido levado como prisioneiro pelo Império. Será que Abraão Skywalker vai se envolver nessa guerra?

Portanto, não perca o próximo capítulo dessa emocionante guerra secular que agora pode se transformar em uma guerra espiritual!

“Se gostou do artigo, compartilhe com seus amigos e deixe um comentário abaixo. Ajude a divulgar o conteúdo do Blog!”

Em Cristo;


Número de visualizações do artigo: 132

Próximo: