Gênesis 19:9-15 – Os anjos revelam sua intenção em Sodoma.


Gênesis 19:9-15 - Os anjos revelam sua intenção em Sodoma.

Os anjos revelam sua intenção em Sodoma, depois da tentativa de violência sexual por parte dos sodomitas. Veja nesse estudo Bíblico e comentário de Gênesis 19:9-15.

Ló não é respeitado

V:9. A sua tentativa de salvar os hóspedes acabou falhando. A multidão ficou irritada e por fim decidiu abusar de Ló também.

– Saia da nossa frente Ló!

Os homens de Sodoma não respeitaram Ló, estavam tão obcecados em ter relações sexuais com os visitantes, que se fosse preciso, passariam por cima de Ló.

Enquanto tentavam arrombar a porta, diziam uns aos outros: – Esse homem é estrangeiro e quer mandar em nós!

Fica claro, que os sodomitas rejeitaram os esforços fracos de Ló para fornecer ma liderança moral e espiritual. Eles não tinham nenhum respeito por ele, mesmo que sua abordagem amigável, o levasse a chamar esses homens maus de seus irmãos.

Depois, virando-se para Ló, disseram: – Pois agora vamos fazer com você pior ainda do que íamos fazer com os seus hóspedes.

Nesse ínterim, os homens de Sodoma se atiraram contra a porta da casa de Ló, quase esmagando-o. Mas os anjos em uma ação rápida, pegaram Ló e o puxaram para dentro da casa, fechando a porta.

A intervenção dos anjos

V 11. Em seguida os anjos fizeram que os homens, tanto os moços como os velhos, que estavam do lado de fora, ficassem cegos; e assim não conseguiram encontrar a porta. Agora, a multidão tinha uma cegueira física que correspondia à cegueira moral deles.

Deve ter sido necessária uma grande força, talvez sobrenatural, para fazer o que os anjos fizeram à porta e com a visão deles. 

Simultaneamente, a cegueira da multidão parece ter sido acompanhada de uma confusão mental. Neste momento Ló deve ter reconhecido a natureza sobrenatural de seus visitantes.

Deus permitiu que Ló fizesse um esforço para mudar os ímpios desígnios dos sodomitas, a fim de que pudesse ficar impressionado com o grau de sua depravação. Todavia, quando seus esforços extremos se resultaram inúteis, os visitantes celestiais atuaram para protegê-lo.

Os anjos revelam a intenção da visita a Sodoma

12.
Enquanto os sodomitas gritam do lado de fora, os visitantes revelam a verdadeira intenção da visita a Sodoma:

– Tem mais gente sua aqui?

Os anjos não eram oniscientes. Saber o número e a localização dos membros da família de Ló, era algo que os seres espirituais podiam facilmente observar, mas, nesse ponto tenso, nem esses anjos sabiam disso com assertividade.

– Tem! Meus filhos, minhas filhas, genros e outros parentes!

– Então pegue todos eles e os tire daqui imediatamente, pois nós vamos destruir este lugar. O SENHOR Deus tem ouvido as terríveis acusações que há contra essa gente e por isso nos mandou para destruirmos Sodoma.

O genros descrentes de Ló

14.
Então Ló saiu e foi falar com os homens que iam casar com as suas filhas.
Ele disse:

– Arrumem-se depressa e saiam daqui porque o SENHOR vai destruir a cidade!

Mas eles pensaram que Ló estivesse brincando. Os homens que desejavam se casar com as filhas de Ló, não eram homens tementes a Deus. Para eles, era uma piada, dizer que a grande Sodoma seria destruída. É lógico, que num lugar como aquele, dificilmente se encontraria homens tementes a Deus para casar com suas filhas.

Esse foi o efeito claro do seu testemunho de vida. Quando Ló falou com maior seriedade aos genros sobre o julgamento de Deus, eles não acreditaram nele. Por isso, eles não seriam salvos do julgamento vindouro. A vida de Ló, nos mostra que é possível uma pessoa ter sua alma salva, mas por outro lado, ter também uma vida desperdiçada. 

A dificuldade para deixar Sodoma

V:15.
Já era madrugada e Ló ainda não tinha se preparado para partir, então, os anjos insistiram, dizendo:

– Arrume-se depressa, pegue a sua mulher e as suas duas filhas e saia daqui, para que vocês não morram quando a cidade for destruída

V: 16. Perceba que o genros não são mais mencionados pelos anjos. Provavelmente, já haviam desistido da ideia de fugir da cidade e não acreditavam na destruição.

Por outro lado, Ló e sua esposa creram, mas estava difícil também para eles, abandonar todas as suas posses. Também estavam indecisos quanto ao que deviam levar ao fugir.

Definitivamente, muito do coração de Ló estava em Sodoma, por isso, ele não teve urgência em deixar a cidade. 

Veja como é a debilidade da natureza humana, que mesmo um bom homem pode cegar-se com o mundo, ao ponto de não poder apartar-se dele.    

Em Cristo;


Número de visualizações do artigo: 60