Gênesis 35:22-29 – O romance de Rubem com uma das mulheres de seu pai.


Gênesis 35:22-29 -  O romance de Rubem com uma das mulheres de seu pai.

O romance de Rubem com uma das mulheres de seu pai.

V-22. Um dia, quando Jacó ainda estava morando naquele lugar, o seu filho Rubem filho de Lia, teve um romance com uma das mulheres de seu pai. O sem vergonha, teve relações com Bila, serva da falecida Raquel, que era concubina de Jacó.

Infelizmente, este era um comportamento comum entre os Cananeus. Não há dúvidas de que o casal pensava que poderia esconder este feito, mas, como sempre, o pecado os achou.

Quando Jacó soube disso, é lógico ficou furioso. Rubem foi castigado perdendo seu direito à primogenitura, que passou para José, filho mais velho de Raquel. Sob a lei mosaica o incesto era castigado com a morte, e era grandemente desprezado até mesmo pelos pagãos. Ainda que Bila pode não ter sido completamente inocente, Rubem certamente foi culpado de uma queda moral tão vil.

V-23. Vamos recapitular agora a filharada de Jacó?

Então vamos lá; Os filhos de Jacó foram doze. Os que teve com Léia foram Rubem (o filho mais velho de Jacó), Simeão, Levi, Judá, Issacar e Zebulom. Com Raquel ele teve José e Benjamim.

Com Bila, a escrava de Raquel, ele teve Dã e Naftali. Com Zilpa, a escrava de Léia, ele teve Gade e Aser. Fechou! Com exceção de Benjamin, todos nasceram na Mesopotâmia. ]

V-27. Finalmente, Jacó foi morar com Isaque, o seu pai, em Manre, a cidade que também se chama Arba e que fica perto de Hebrom, onde Abraão e Isaque haviam morado.

V-28,29. Aos cento e oitenta anos de idade, quando já era muito velho, Isaque morreu. E os seus filhos Esaú e Jacó o sepultaram.

Esaú e Jacó tinham estado plenamente reconciliados durante 23 anos. Por isso, não é estranho encontrar Esaú unindo-se a Jacó nos últimos ritos de seu bondoso pai. Isaque foi piedoso e humildemente submisso diante de Deus, amigável e generoso com seus próximos.

E seu caráter era muito superior ao de seu filho Jacó. Agora preste atenção para você não se perder; Na verdade, a morte de Isaque ocorreu quinze anos após estes eventos.

Entretanto, nos é relatada aqui para completar a história de Jacó, o qual será mencionado novamente na extraordinária história de José.

Em Cristo;


Número de visualizações do artigo: 42

Próximo: