Êxodo 12:37,38 – A impressionante multidão de Judeus


Os israelitas saíram a pé de Ramessés e foram para Sucote. Eram mais ou menos seiscentos mil homens e se levarmos em conta as mulheres, as crianças e os velhos, chegaremos aproximadamente dois milhões de pessoas.

A impressionante multidão de Judeus

V:37. Os israelitas saíram a pé de Ramessés e foram para Sucote. Eram mais ou menos seiscentos mil homens e se levarmos em conta as mulheres, as crianças e os velhos, chegaremos aproximadamente dois milhões de pessoas.  

Não era de estranhar que o faraó se interessasse tanto por essa mão de obra. Eles marchavam para fora do Egito sendo apressados pelos Egípcios que não queriam que eles ficassem nem mais um dia.

Agora imagine, tanta gente passando, com seus incontáveis milhares de animais, pelos estreitos vales da península do Sinai cuidando para não se espalhar pelas centenas de quilômetros, isso sem mencionar a dificuldade para encontrar um lugar onde acampar o suficientemente grande para acomodar a toda essa gente. É difícil para nós imaginarmos como foi tal situação.

Somente a intervenção de Deus através das pragas é que poderia preparar os nervos de Israel para este momento, e somente a fé poderia sustentá-los. Não é difícil imaginar a murmuração que ocorreu após alguns dias quando muitos começaram a imaginar se eles estavam ou não em uma viagem insana. Somente a fé é contente em seguir Deus e confiar nEle para suprir todas necessidades.

V: 38. Com eles foram muitas outras pessoas, e também muitas ovelhas e cabras, e muito gado.

Acrescentando as dificuldades enfrentadas por Moisés nesta viagem, percebemos aqui a presença de uma multidão mista que acompanhou Israel na saída do Egito.

Este grupo possivelmente continha escravos e Egípcios descontentes que estavam alegres por ter a chance de deixarem o Egito.

Veja a artimanha de Satanás, como ele não conseguiu manter os filhos de Deus no Egito, ele então enfiltra no meio do povo de Deus uma multidão mista na viagem para Canaã.

Essas pessoas não eram comprometidas com o Senhor, seguiam apenas a multidão, não seguiam a Deus. E é exatamente esse problema que Moisés terá de enfrentar dentro de algum tempo lá no deserto.

Quer ver? Então vamos viajar para o futuro, tá na hora de mais um… Flashforward (flash do futuro) Abra sua Bíblia em Números 11:1-5 e veja o que esses incircuncisos aprontaram.

Muito dos problemas e do mundanismo na igreja hoje em dia, tem sua origem neste tipo de pessoas Eles professam seguir a Cristo, mas tem saudades e desejos do mundo.

Em Cristo;


Número de visualizações do artigo: 64

Anterior: