Êxodo 18:13-18 – A dedicação de Moisés


Êxodo 18:13-18 - A dedicação de Moisés

A dedicação de Moisés

V:13. Apesar da visita de Jetro, Moisés tinha que trabalhar;

– Meu sogro, quero que fique a vontade em nosso acampamento, mas hoje tenho muitos problemas para resolver e infelizmente não terei muito tempo para conversar.

– Não se preocupe Moisés, vou dar uma volta por aí, se precisar de mim é só chamar.

Mesmo após a chegada de sua família depois de longa ausência e a presença de seu sogro que poderiam ter justificado um feriado, Moisés não faltou ao trabalho.  

Então Moisés sentou-se para julgar as questões do povo e ficou ocupado desde a manhã até a noite.  

V:14. Caminhando pelo acampamento, Jetro presenciou a grande dedicação de Moisés como magistrado.  É evidente que Jetro tinha grande estima por ele e Moisés respeitava muito os seus conselhos.  

Jetro percebeu que Moisés atendia sozinho, ao julgamento das questões entre o povo, o que causava grandes filas durante o dia inteiro.

Moisés provavelmente atendia muitas queixas ocasionadas pela distribuição dos despojos dos amalequitas e também problemas derivados da insólita situação em que se encontrava o povo desde que havia se livrado da escravidão.  

Eles tinham vivido sempre sob a rígida autoridade dos capatazes egípcios sem ter liberdade para efetuar decisões próprias.

A novidade para eles é que haviam se transformados em seus próprios donos e agora deviam se relacionar com igualdade.

Em tais circunstâncias só é possível ter uma vida de comunidade calma e harmoniosa quando todos respeitam as regras estabelecidas e aceitadas em comum.  

– Por que você está agindo assim? Por que está resolvendo sozinho os problemas do povo, com todas essas pessoas em pé ao seu redor, desde a manhã até a noite?  

V:15. – Eu tenho de fazer isso porque as pessoas vêm falar comigo para saber o que Deus quer.  

Moisés consultava a Deus para eles, e lhes transmitia os Seus estatutos e as suas leis, esclarecendo suas dúvidas. Ele não promulgava as leis, mas, como servo dedicado, transmitia o que Deus lhe revelava.  

V:16. – Funciona assim; Quando duas pessoas têm uma questão, elas vêm falar comigo para que eu resolva quem está certo. E explico os mandamentos e as leis de Deus a todos.  

V:17,18. Então Jetro disse:  

– O que você está fazendo não está certo. Desse jeito você vai ficar cansado demais, e o povo também. Isso é muito trabalho para você fazer sozinho.  

– Então, o que devo fazer?  

– Vou lhe dar um conselho…  

Bom, sobre o interessante conselho que Jetro deu a Moisés… Só próxima postagem.    

Em Cristo;


Número de visualizações do artigo: 20