Números 4: 1-31 – As tarefas dos Levitas


Números 4: 1-31 - As tarefas dos Levitas
 
As tarefas dos Levitas
Números 4: 1-31

 

_ Moisés, Arão?
 
_ Estamos aqui Senhor!
 

_ Quero que façam uma contagem dos levitas por grupos de idades?

_ Como assim?
 
_ Contem apenas os levitas com idade entre trinta e cinqüenta anos. Porque estes serão os homens que trabalharão diretamente com as coisas do Tabernáculo.
 
_ E como ficará a divisão destas tarefas?
 

_ Vou dividir as tarefas entre os três grupos dos levitas.

_ Hum…
 

_ Pra começar, os coatitas serã

o responsáveis pelas coisas santíssimas do Tabernáculo. Quando vocês forem levantar acampamento, Arão e seus filhos abaixarão o véu que separa o Lugar Santo do Santíssimo, e cobrirão a Arca com ele. Por cima do véu vocês vão colocar uma coberta de peles finas, e por cima da coberta um pano azul. Feito isso, passarão os varais para transportes pelas argolas da Arca. E assim farão com a mesa dos pães, os altares de incenso e de holocaustos, o candelabro e todos os utensílios. Quero tudo empacotado em pano vermelho e azul e em cobertas de peles finas. Só depois que tiver tudo pronto pra mudança é que os coatitas poderão entrar para começar o transporte. Mas com muito cuidado para não ver nem tocar nada. Se o fizerem, morrerão. Só os sacerdotes podem ter contato com essas coisas sagradas. Pra garantir que ninguém faça bobagem, Arão e seus filhos vão coordenar todo o transporte. E Eleazar, filho mais velho do Arão, ficará encarregado do azeite da lamparina, do incenso, da oferta de cereais e do azeite de ungir. Entenderam?
 

_ Eu entendi… Você entendeu Arão?

_ Sim!
 
_ Muito bem, agora vamos às tarefas dos gersonitas. Como eu já disse, eles vão ficar encarregados de transportar as cortinas, véus, cordas. Tudo isso sempre sob orientação dos sacerdotes. O Itamar vai coordenar o trabalho dos gersonitas no transporte. Entenderam?
 
_ Sim!
 
_ Agora os meraritas. Eles vão carregar todas as tábuas, colunas, estacas, bases. Enfim, todo o madeiramento da tenda. O Itamar vai coordenar o trabalho deles.
 
Alguma dúvida?
_ Não, meu Senhor!
 
_ Então, vão agora mesmo fazer esta contagem.
 
Moisés, Arão e seus auxiliares, foram contar os grupos de levitas.
 
Tudo segundo as instruções recebidas pelo Senhor.
 
Homens entre trinta e cinqüenta anos de idade aptos para o serviço.
 
Contaram 2.750 coatitas, 2.630 gersonitas e 3.200 meraritas.
 
Assim Moisés, Arão e os líderes de Israel contaram todos os levitas conforme os seus clãs e famílias, todos os homens entre trinta e cinqüenta anos de idade que vieram para servir e carregar a Tenda do Encontro somavam 8. 580.
 
As tarefas que o Senhor definiu para os Levitas, têm uma lição importante para a igreja de hoje.
 
Em 1 Cor. 12, o apóstolo Paulo fala de “dons espirituais”, “diversidade de dons” e “diversidade de ministérios”, já leu isso?
 
Também há “diversidade de operações”, mas através de todos e em todos “Deus é o mesmo”, “o Senhor é o mesmo”, “o mesmo Espírito”.
 
Também “o corpo é um” ainda que tenha “muitos membros” todos devem trabalhar harmoniosamente para que não se rompa em pedaços.
 
É bom saber que o mesmo Deus que definiu as tarefas dos levitas naquele tempo, é o mesmo que através do Espírito Santo, define as tarefas que eu e vocês devemos exercer na sua igreja hoje.
 

Em Cristo!

A seguir: Impurezas, prejuizos e ciumes.

 
 

Número de visualizações do artigo: 27