1 Samuel 3:10-21 – Deus fala com Samuel e lhe revela o que acontecerá com a família de Eli!


Então o SENHOR veio e ficou ali. E, como havia feito antes, disse:   - Samuel, Samuel!

Deus fala com Samuel e lhe revela o que acontecerá com a família de Eli!

Então o SENHOR veio e ficou ali. E, como havia feito antes, disse:   – Samuel, Samuel!  

Só que dessa vez ele, seguindo o conselho de Eli, respondeu:  

– Fala meu senhor, pois o teu servo está escutando!- Vão acontecer coisas em Israel, coisas tão terríveis que deixarão espantados todos os que delas ficarem sabendo. Vou fazer a Eli tudo o que disse que ia fazer, a respeito da família dele, do começo até o fim.  

– Hein?

– Eu lhe disse que ia castigar a sua família para sempre porque os seus filhos disseram coisas más contra mim. Eli sabia que eu ia fazer isso, mas não os fez parar.  

– Hum…  

– Por isso, juro à família de Eli que nenhum sacrifício ou oferta poderá apagar o seu terrível pecado.

Deus foi embora, e Samuel pegou no sono depois de algum tempo pensando no que acontecera. No dia seguinte, acordou e começou a exercer suas tarefas.  

Abriu os portões da área da Tenda Sagrada…   Estava com medo de falar com Eli sobre o que Javé dissera.   Mas percebeu que não conseguiria evitar quando o velho mandou chamá-lo.

– Pois não, seu Eli.

– E aí, Samuel? Era Deus mesmo?

– Era sim senhor.

– Estranho… Pra falar comigo ele manda um profeta, com você ele fala diretamente. Estranho… Mas e aí, afinal de contas o que ele queria com você? 

– Hum… ééé… hum… Quero dizer…- Anda, desembucha. Não esconda nada de mim. Deus o castigará severamente se você não me contar tudo o que ele disse.  

– Ah, nada de mais… Perguntou como eu estava, se gostava do trabalho aqui, essas coisas…

– Mentira! Não me esconda nada, que Deus o castigue se você não me contar tudo!

Então Samuel contou toda a conversa, sem omitir nada. Eli ficou em silêncio por algum tempo, e enfim disse:

– É… Foi isso mesmo o que ele me disse através do tal profeta. Ele é Deus, o SENHOR. Que ele faça tudo o que achar melhor! Paciência…

Samuel ficou triste ao ver a situação em que Eli se encontrava, mas não tanto a ponto de não perceber sua própria situação: se Deus falava com ele diretamente, então era bem provável que ele, Samuel, viesse a ser o próximo sacerdote.  

De vez em quando Deus vinha falar com ele, e nessas ocasiões lhe revelava o que estava para acontecer.   Assim todo o povo de Israel, do norte ao sul do país, ficou sabendo que Samuel era, de fato, um profeta do SENHOR.     O SENHOR continuou a aparecer em Siló, onde havia se revelado a Samuel e falado com ele.   E a palavra de Samuel era respeitada por todo o povo de Israel.    

Em Cristo!


Número de visualizações do artigo: 123