1 Samuel 6:19-21 – Curiosos, setenta homens de Bete-Semes olham para dentro da arca da aliança e morrem na hora!.


Os israelitas não estavam a obedecendo fielmente a lei de Deus. Ao mesmo tempo em que se regozijavam com a volta da arca como um precursor do bem, não tinham uma intuição verdadeira de sua santidade.

Curiosos, setenta homens de Bete-Semes olham para dentro da arca da aliança e morrem na hora!  

Em vez de prepararem um local conveniente para sua recepção, permitiram que ela ficasse no campo da ceifa.  

Olhavam para o receptáculo sagrado, e falavam acerca da maneira maravilhosa por que havia sido recuperado.   Começaram a cogitar sobre onde habitava o seu poder peculiar.  

Finalmente, vencidos pela curiosidade, removeram a cobertura, e arriscaram-se a abri-la. Setenta homens de Bete-Semes olharam para dentro da arca da aliança, e por isso o SENHOR os matou.  

Eles haviam sido ensinado a olhar para a arca com temor e reverência.   Quando se exigia mudá-la de um lugar para outro, os levitas nem sequer deveriam olhar para ela. Apenas uma vez ao ano permitia-se ao sumo sacerdote ver a arca de Deus.  

Mesmo os filisteus gentios não haviam ousado remover a sua cobertura.   Anjos do Céu, invisíveis, sempre a acompanhavam em todas as suas viagens.

A irreverente ousadia do povo de Bete-Semes foi prontamente punida. E o povo chorou por causa dessa grande matança que Deus fez entre eles.   Diziam entre si:  

– Quem pode ficar diante do SENHOR, esse Deus tão santo? – Para onde mandaremos a sua arca a fim de que ele fique longe de nós?    

O povo percebeu que a relíquia podia ser perigosa se continuasse ali, então enviaram mensageiros à cidade de Jearim, cerca de vinte quilômetros ao norte, com a seguinte mensagem:  

Queridos irmãos de Jearim,Vocês não vão acreditar! Os filisteus devolveram a arca da aliança do SENHOR. Desçam até aqui e levem a arca. Shalom! Povo de Bete-Semes  

Com grande alegria os homens deste lugar aceitaram a oferta e no dia seguinte mandaram uma equipe para Bete-Semes.  

Em Cristo!  

Gostou deste artigo? Então deixe um comentário!


Número de visualizações do artigo: 188