2 Samuel 5: 10-16 – Davi ganha um palácio de presente!


2 Samuel 5: 10-16 - Davi ganha um palácio de presente!

Davi ganha um palácio de presente com a ajuda de Hirão, rei de Tiro e ainda arruma tempo para aumentar seu o número de esposas em seu harém. Estudo Bíblico de 2 Samuel 5: 10-16.

Um presente do rei de Tiro

Já estabelecido em sua capital, Davi era um rei seguro em seu trono. Porém, como se isso não fosse suficiente, Hirão, rei de Tiro, cidade mais importante da Fenícia, mandou de presente ao novo rei de Israel, toras de cedro, carpinteiros e pedreiros, para que lhe construíssem o palácio de Davi em Sião.   

Essencialmente, para os reinados vizinhos, haviam apenas duas opções para os inimigos de Davi: (1) abraçá-lo como amigo e aliado, ou (2) resistir e atacar como inimigo.

Mo entanto, Hirão, rei de Tiro, escolheu a primeira opção, enquanto os filisteus optaram pela segunda. Quando Deus fez sua aliança com Abraão (ver Gênesis 12: 1-3 ), Ele prometeu que aqueles que o amaldiçoassem, seriam amaldiçoados também e que aqueles que o abençoassem, seriam abençoados.  

Em suma, os jebuseus e os filisteus amaldiçoaram a Davi, por outro lado, Hirão o abençoou. Por isso, ele procurou fornecer a Davi as coisas que ele precisaria para construir um palácio na cidade que acabara de derrotar.

Hirão ofereceu a Davi os materiais e os trabalhadores que poderiam construir para ele um grande palácio e Davi, lógico, aceitou com gratidão. 

Davi entrega-se a mais concubinas

Posteriormente, Davi ordenou que se construíssem mais muralhas, reforçando assim a segurança de sua cidade.  

Passado um tempo, com seu lindo palácio e suas muralhas construídas, a paz e segurança reinou completamente na vida de Davi. Contudo, morando num palácio construído com o melhor cedro do Líbano, Davi encontrou tempo para entregar-se a mais concubinas e esposas em Jerusalém. 

Embora Davi tivesse esposas e filhos antes de se mudar para Jerusalém ( 2 Samuel 2: 2; 3: 2-5 ), foi em Jerusalém que ele adicionou várias outras esposas e elas lhe deram outros filhos.

Na mente dos que viviam no antigo oriente, muitas esposas e muitos filhos significavam prosperidade. Apesar de não ser da vontade de Deus, medido por esse padrão, Davi realmente prosperou em Jerusalém!

O problema era que, ao adicionar várias esposas, Davi chegou perigosamente perto de multiplicar esposas, de uma maneira que desconsiderou os avisos de Deus. (Deuteronômio 17:17)  

Com elas teve mais filhos e filhas. Samua, Sobabe, Natã, Salomão, Ibar, Elisua, Nefegue, Jafia, Elisama, Eliada e Elifelete.

Salomão? Sim, sim. Por enquanto aparece aqui só numa lista. Salomão ainda demora para surgir na nossa história. Mas virá por conta dessa insaciável mania de colecionar esposas.

Em Cristo!


Número de visualizações do artigo: 28