2 samuel 7: 12-17 – Deus responde quem construirá uma casa para Ele!


2 samuel 7: 12-17 - Deus responde quem construirá uma casa para Ele!

Deus responde quem construirá uma casa para Ele. Este é o estudo Bíblico e comentário de 2 samuel 7: 12-17. Onde Davi pensa que Deus deseja uma casa para habitar.

Davi acha que Deus quer sua ajuda

A história deste capítulo começa com a intenção de Davi de construir uma casa (um templo) para Deus. Deus gentilmente repreende Davi por esse plano inebriante. Todavia, Davi adotou a postura errada, de querer ajudar a Deus, em vez de ser aquele que entende que sempre foi ajudado por Deus.

Deus fez muito bem em cuidar de Seu povo quando se associou à arca e ao tabernáculo. Ele não pediu um templo, porque Ele não precisava de um. Deus esteve por trás de todos os sucessos de Davi e agora está prometendo uma glória ainda maior.

E agora Deus volta ao assunto de uma “casa”. Davi construiria uma casa para Deus? Não, ele não vai, embora seu filho o fará. Mas Deus agora anuncia a Davi que não será ele vai construir uma “casa” para Deus.

Deus revela um profecia

_ “Diga a Davi que, quando ele morrer e for sepultado ao lado dos seus antepassados, eu colocarei um dos seus filhos como rei e tornarei forte o reino dele. Será ele quem construirá um templo para mim, e eu farei com que os seus descendentes governem para sempre. Eu serei o pai dele, e ele será meu filho. Quando ele errar, eu o castigarei como um pai castiga seu filho. Porém não retirarei dele o meu amor, como fiz com Saul, para que Davi pudesse ser rei. Davi sempre terá descendentes, e eu farei com que o seu reino dure para sempre. E a sua descendência real nunca terminará.”

Aqui, Deus responde quem construirá uma casa para Ele. Essa profecia, como muitas outras, tem um cumprimento próximo. Salomão, o segundo filho de Davi, tomará o lugar de Davi e reinará sobre Israel após sua morte.

Os descendentes de Davi – sua “casa” – terão um relacionamento muito único e privilegiado com Deus. É descrito como um relacionamento pai / filho, ou devo dizer, um relacionamento Pai / filho (e Pai / Filho).

Um filho especial

Davi terá filhos, e esses filhos se tornarão “filhos” de Deus, pois governarão sobre Israel. Mas um dia, virá um “filho” muito especial de sua descendência. E por meio de Jesus, todas as promessas que Deus fez, serão cumpridas, em Sua primeira vinda ou em Seu retorno à Terra.

E esta é a essência da aliança davídica. Deus dará a Davi filhos que governam em seu lugar, mas as promessas de Deus serão plena e finalmente cumpridas naquele “Filho” especial que ainda está por vir.

Em Cristo!


Número de visualizações do artigo: 44