2 Samuel 10:15-19 – Davi mete a mão na massa antes de cometer um de seus maiores erros!


2 Samuel 10:15-19 - Davi mete a mão na massa antes de cometer um de seus maiores erros!

Neste estudo bíblico, vamos ver Davi saindo de sua zona de conforte de Jerusalém e metendo a mão na massa antes de cometer um de seus maiores erros de sua vida. Estudo bíblico de 2 Samuel 10:15-19.

O apoio de Hadadezer

V: 15-19. A confusão iniciada pela brincadeira de Hanum não se encerraria por aí. Quando os sírios viram que seus exército de freelas tinha dado no pé e portanto, haviam sido derrotados por Israel, eles se reuniram suas forças, e receberam o apoio do rei Hadadezer, que mandou chamar outros sírios que estavam a leste do Eufrates. 

Definitivamente, os inimigos de Israel não desistiram após uma derrota. Eram um tipo inimigo tinhoso e por isso, voltaram a lutar novamente.

Assim, reforçado, o exército sírio marchou até a cidade de Helã sob o comando de Sobaque, general de Hadadezer. 

Davi mete a mão na massa

Nesse meio tempo, quando soube disso, Davi achou que era hora de meter a mão na massa e sair do conforto de Jerusalém.

Então reuniu seu exército e marchou com ele, atravessando o Jordão na direção de Helã.

Dessa vez a resistência síria foi mais encarnada que antes, mas não o bastante para conter o ímpeto de Davi, que estava com sangue no zóio. 

Resultado: setecentos homens de carros e quarenta mil cavaleiros sírios mortos pelo exército israelita; entre eles o comandante Sobaque.

Alguns assuntos inacabados

Os reis sírios, todos subordinados a Hadadezer, acharam por bem fazer um acordo de paz com Davi, permitindo que Israel se apoderasse mais ainda do território dos amonitas. 

Essa foi a última batalha com Davi como líder, antes de cometer um dos maiores erros de sua vida.

O capítulo termina com alguns assuntos inacabados: Um deles por exemplo, é o fato de que os amonitas ainda estavam em sua cidade e voltariam a incomodar. Mesmo assim Davi, tirou a mão da massa voltou com Joabe para Jerusalém sem resolver essa treta. 

Na primavera, o rei Davi enviaria Joabe e o exército novamente para lidar com os amonitas, enquanto esperaria em sua zona de conforto de Jerusalém. 

É significativo que o próprio Davi tenha comandado essa expedição contra Hadadezer. No entanto, teria sido muito melhor para Davi se ele também tivesse liderado pessoalmente o cerco contra os amonitas em Rabá e não tivesse permanecido em Jerusalém, onde grandes tentações o dominariam.

Ao passo que, esperava confortavelmente em Jerusalém, cairia em pecado com Bate-Seba. Muitos sabem sobre o pecado de Davi com Bate-Seba e como aconteceu quando Davi tranquilamente descansava em Jerusalém, quando deveria ter liderado a batalha em Rabá, como veremos nas próximas postagens.

Posteriormente, Davi ainda faria muitas guerras. Mas nada do que fez em campo de batalha até agora, se compararia à crueldade com que trataria um só homem. Assunto meio constrangedor e indigesto para os próximos estudos.

Em Cristo!

“Se gostou do artigo, compartilhe com seus amigos e deixe um comentário abaixo. Ajude também a divulgar o conteúdo do Blog!”


Número de visualizações do artigo: 40