2 Samuel 12: 10-12 – Natã anuncia para Davi, a punição de Deus!


2 Samuel 12: 10-12 - Natã anuncia a punição de Deus para o pecado de Davi!

Natã anuncia a punição de Deus!

Nesse estudo, Natã anuncia a punição de Deus para o pecado de Davi, que fica apavorado. Assim como ele exigiu restituição quádrupla para o homem na parábola de Natã, Deus exigirá restituição quádrupla para Urias.

V:10-12 – Vimos na postagem anterior que a acusação contundente e esmagadora da conduta de Davi por um honrado profeta de Deus, foi um choque profundo para o rei. 

— DEUS SABE TUDO! Ele diz que você o desprezou. Como punição por seus atos, ele diz que a espada jamais se apartará da tua casa. Sua descendência terá uma história violenta. Além disso, uma pessoa de sua própria família causará sua desgraça. Suas esposas vão se entregar a outro homem, e ele vai se deitar com  todas no meio da rua, em plena luz do dia, para que todo o Israel saiba.

Davi desprezou o próprio Deus. Isso significa que não podemos desprezar os mandamentos de Deus sem desprezá-Lo. Por isso, muitos que vivem em pecado, parecem acreditar que isso não tem efeito ou pouco efeito em seu relacionamento com Deus. 

No entanto, desprezar o mandamento de Deus significa desprezar o próprio Deus, e não podemos ter comunhão com Deus e desprezá-Lo ao mesmo tempo. 

Se dizemos que temos comunhão com Ele e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. (1 João 1:6)

A restituição quádrupla

Deus prometeu que, a partir daquele dia, Davi conheceria a violência e o derramamento de sangue entre os membros de sua própria família.

Ou seja, Deus avisou a Davi que, porque ele perturbar a casa de outro homem, seria permitido que sua casa também seria perturbada.

Você lembra que Davi exigiu restituição quádrupla para o homem na parábola de Natã? Pois bem, da mesma forma, Deus exigiu restituição quádrupla para Urias, ou seja, de quatro dos filhos de Davi: o primeiro filho que Davi teve com Bate-Seba, Amnom, Absalão e Adonias.

Três dos filhos de Davi seriam assassinados: Amnon por Absalão, Absalão por Joabe e Adonias por Salomão; mas o castigo não parou com essa geração. A longa e sangrenta história da casa de Davi continuou (Ver 2 Reis 11: 122 Reis 11:1, etc.) até o fim de sua dinastia terrena.

Como Davi violou a esposa de outro homem, outro violaria suas esposas. Isso foi cumprido em 2 Samuel 16: 21-22.

Absalão abusaria das concubinas de seu pai no terraço da casa, e provavelmente no mesmo terraço de onde ele olhou, gostou e desejou Bate-Seba.

O Senhor, em Sua misericórdia, permite que os homens vejam que os resultados do pecado não são maior prosperidade e felicidade, mas miséria, angústia e morte . Sua mão protetora foi retirada de Davi, e foi permitido ao rei provar os frutos amargos de seu pecado. E Davi percebeu que o caminho para a verdadeira felicidade não podia ser encontrado na desobediência.

Em Cristo!


Número de visualizações do artigo: 24